7 cuidados ao pegar estrada com chuva

1. Confira o estado dos pneus antes se for dirigir em estrada com chuva.

pneu-do-carro-cuidados-com-estradaAs ranhuras posicionadas na banda de rodagem dos pneus do seu carro não servem apenas para deixá-lo mais bonito. Trata-se de uma das funções primordiais do composto: drenar a água que fica empoçada no asfalto.

2. Se estiver em uma estrada com chuva diminua a velocidade.

limite-de-velocidade-cuidados-com-estrada

Se você estiver na estrada e vier uma chuva forte de repente, diminua a velocidade, sem parar o carro e sem pisar bruscamente no freio. Mantendo a velocidade devagar e constante, a dica é não ultrapassar 70 km/h, você minimiza o risco de aquaplanagem e reduz a possibilidade de perder o controle do carro.

3. Começou a chover na estrada? Melhore a iluminação.

LUZ

Se a chuva estiver muito forte, acenda os faróis imediatamente. Mesmo que eles não sirvam para melhorar a sua visibilidade, serão muito importantes para tornar o seu carro mais nítido para os outros motoristas na estrada com chuva.

4. Não pare no acostamento de uma estrada com chuva.

acostamento-cuidados-com-estrada

Dependendo da quantidade de chuva, a visibilidade dianteira pode ficar ruim a ponto de motoristas não conseguirem ver o seu carro parado no acostamento. Importante ressaltar que o uso do acostamento só é permitido caso o veículo esteja com algum problema ou em casos de emergência.

5. Nem pense em ultrapassar se estiver chovendo na estrada.

ultrapassagem-cuidados-com-estrada

Sabemos que ultrapassagens indevidas são responsáveis por milhares de acidentes graves na estrada todos os anos. Com chuva então, o tempo de frenagem é maior e a visibilidade menor, aumentando muito os riscos.

6. Forme uma fila atrás dos outros carros.

fila-de-carros-cuidados-na-estrada

Em uma situação de pouca visibilidade, a referência de outros carros pode te ajudar. Por isso, em vez de tentar ganhar tempo correndo e fazendo ultrapassagens, posicione-se atrás dos outros veículos e siga-os enquanto a chuva estiver forte.

***Importante: utilize os carros da frente apenas como referência e não “cole” na traseira. Como a visão fica comprometida durante a chuva, qualquer freada brusca do carro da frente pode causar um acidente.

7. Evite atravessar correntezas em estradas com chuva.

Além da correnteza, dirigir em trechos alagados leva a alguns obstáculos submersos como bueiros, troncos e pedras, arriscando ainda mais a sua integridade física e do seu automóvel.

Jamais tente atravessar os trechos que possuem correnteza, já que o seu carro pode ser levado pela força da água. O certo nessa situação é avaliar o nível de profundidade da água (se estiver acima do centro da roda, evite passar a qualquer custo).

Se realmente não tiver como evitar, algumas dicas podem te ajudar:

  • Certifique-se do nível de profundidade da água, de acordo com a nossa dica anterior. Se estiver ok, dirija em baixa e velocidade constante, sempre em primeira marcha para ter mais força de tração.
  • Evite trafegar em locais onde outros veículos também estejam trafegando, já que o carro da frente pode parar de uma vez e prender todo o fluxo.

 

E então, tudo pronto para pegar a estrada? Com essas dicas, você tem tudo para fazer uma viagem bem mais segura e tranquila mesmo se acabar pegando uma estrada com chuva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *