Central multimídia
Veículos lançados recentemente no mercado automotivo estão repletos de inovações a fim de melhorar cada vez mais a segurança, portabilidade e conforto dos motoristas ou passageiros. Um acessório que se encaixa em todas essas características é a central multimídia, geralmente era encontrada apenas em veículos luxuosos, mas, agora incluídas nos lançamentos populares das marcas, como o Onix, Kwid, HB20, Gol, Ka etc.
No Brasil, os veículos mais em conta com central multimídia touch screen, comumente, foram lançados a partir das gerações de 2014. O primeiro deles foi o Onix, da Chevrolet, que se popularizou com o acessório e teve um aumento de vendas implacável no mercado. Desde meados de 2015, ele assumiu a liderança do ranking de carros mais vendidos do Brasil e não largou mais. Isso fez com que outras montadoras se mexessem para instalar em seus veículos de entrada.
Antes disso, a central multimídia era encontrada somente em veículos de alto padrão do portfólio dessas montadoras, ou em marcas mais luxuosas, como: Mercedes-Benz, BMW, Land Rover etc.
A central multimídia possui funções que permitem ao usuário alterar configurações básicas do automóvel, integração do smartphone, GPS, checar dados de consumo, entre outras. O estilo e capacidade tecnológica do acessório varia de veículo, categoria e montadora. Algumas fabricantes, apostando na inovação, colocam características diferentes ainda não vistas no mercado automotivo.
Em alguns modelos mais avançados é possível receber notificações sobre defeitos ou problemas do veículo, sendo um auxílio importante às manutenções preventivas. Assim, fica mais simples e seguro para o motorista conduzir o automóvel sabendo que não corre perigo de sofrer alguma pane por conta de falhas.
Outro método para ter segurança no automóvel é realizar a contratação de um seguro. Somente o seguro auto protege você e o carro contra imprevistos indesejáveis que podem custar caro, como: roubo, furto, colisão, danos da natureza etc.