10 dicas sobre fusíveis de carro

  1. Os fusíveis têm um código de cores – no caso de veículos – que é uma norma no Brasil, mas também vista pelo mundo. Isso facilita a identificação se houver precisão de  troca, evitando a necessidade de um conhecimento técnico de amperagens, por exemplo. Cada cor significa uma determinada amperagem.
  2. Nunca mude o fusível queimado por outro de cor diferente. Isso significa alterar todo o circuito protegido por ele.
  3. Se o fusível novo queimar novamente, não insista com outro. Nesse caso existe um curto no acessório que ele protege (pode ser mais de um) e deve ser
  4. fusiveis
  5. descoberto e corrigido.
  6. Jamais mude a amperagem (cor) do fusível. Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima.
  7. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro.
  8. Um fusível não pode ser adaptado. Ou seja: ligar suas pontas com um pedaço de fio – algo bem comum entre leigos – é uma gambiarra inaceitável, mesmo no caso de uma emergência.
  9. Alguns acessórios são imprescindíveis para dirigir um carro, como o limpador de para-brisas, por exemplo, em caso de chuva. O conselho é não dirigir o carro com um fusível queimado ou determinado acessório obrigatório que não funcione. Nem todos os defeitos elétricos implicam na simples troca de um fusível. Nesse caso – insistimos –  procure um profissional.
  10. Em caso de emergência, muitos veículos possuem informações de forma simples na tampa da caixa desses fusíveis. Vale conferir antes. Dirigir informado é uma grande vantagem.
  11. Fusíveis reservas. Isso é essencial. Os carros mais modernos possuem um lugar na caixa de fusíveis para os reservas. O local é bem identificado com a abreviação “RESERV” ou pelo manual do carro. Caso contrário, guarde alguns de várias cores em local visível.
  12. Por fim, tenha o costume de ler o manual do seu carro. Nele encontramos todas as explicações sobre qual fusível é o queimado, o que ele protege e sua amperagem, além da cor. Se você não tem o manual em mãos, consulte na internet.

dicas fusiveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato com o nosso WhatsApp
Enviar via WhatsApp